Acorrentado pelos grilhões de um anel de armazenamento, Gu Hongyuan suporta anos de cultivo oculto em Yundaofeng, disfarçado como um discípulo sem talento. Quando é forçado a orientar seu discípulo júnior, Tang Ning, os dois são arrastados para uma disputa por um reino secreto. Formando uma aliança com Bai Li e Yu Sheng, da Seita Xuantian, Gu Hongyuan se aventura por terras perigosas em busca de pedras espirituais e do Contrato Hunyuan. Dentro do reino secreto, ele supera a Formação da Fechadura Dourada das Oito Portas e ajuda Tang Ning a compreender a essência da intenção da espada. Quando um feroz Bai Ze desperta, Gu Hongyuan estilhaça as restrições do anel, avança para o estágio da Alma Nascente e une forças com seu discípulo sênior, Mo Rufeng, para selar a besta. Retornando com o Contrato Hunyuan, ele consolida silenciosamente seu poder, embora um brilho aguçado ainda persista em seus olhos. Uma nova aventura o aguarda, contudo, a escuridão que emana de murais antigos prenuncia uma crise muito maior no horizonte.